Capa - Veja as principais estatísticas e o "top 6" na classificação final

Veja as principais estatísticas e o "top 6" na classificação final

24 fev 2022

A temporada 2021 do Turismo Nacional se encerrou no fim de semana de 12 e 13 de fevereiro no Autódromo de Interlagos, em São Paulo, e coroou os campeões e destaques da categoria mais raiz do automobilismo brasileiro. Ao todo, foram disputadas 24 corridas na classe Super e outras 24 para o conjunto que engloba as divisões A, B e Sênior.

 

Os números contam a história da temporada. Sempre considerando os seis mais bem sucedidos em cada item, veja no levantamento abaixo quem é quem nos quesitos vitórias, pódios e na classificação do campeonato:

 

Categoria Super: 11 vencedores

 

O campeão da categoria foi o piloto que mais vezes foi ao pódio – o que, apesar de parecer óbvio, nem sempre é o caso. A bordo do seu Volkswagen Gol, Gustavo Magnabosco terminou entre os cinco primeiros colocados em 18 das 24 provas da temporada e somou pontos em todas as corridas.

Mas foi Rafael Lopes quem que mais vezes cruzou a linha de chegada em primeiro, com quatro triunfos. Logo depois, aparecem empatados, com três conquistas, Luís Carlos Ribeiro, Wanderson Freitas, Rafael Barranco e Magnabosco. Nada menos que 11 pilotos venceram ao menos uma vez na Super, enquanto 17 competidores, sendo uma tripulação em dupla, subiram ao pódio.

 

Vitórias

1) Rafael Lopes (Chevrolet Onix), 4

2) Luís Carlos Ribeiro (Toyota Etios), Gustavo Magnabosco (Volkswagen Gol), Wanderson Freitas (Volkswagen Gol) e Rafael Barranco (Volkswagen Gol), 3

6) Fausto De Lucca (Volkswagen Gol) e Gustavo Mascarenhas (Fiat Uno), 2

 

Pódios

1) Gustavo Magnabosco (VW Gol), 18

2) Gustavo Mascarenhas (Fiat Uno), 11

3) Luís Carlos Ribeiro (Toyota Etios), Wanderson Freitas (VW Gol), e Juninho Berlanda (Fiat Mobi), 10

6) Peter Ferter (Toyota Etios), 9

 

Pontuação final

1) Gustavo Magnabosco (VW Gol), 518

2) Juninho Berlanda (Fiat Mobi), 420

3) Gustavo Mascarenhas (Fiat Uno), 415

4) Peter Ferter (Toyota Etios), 370

5) Luís Carlos Ribeiro (Toyota Etios), 358

6) Richard Heidrich (Fiat Mobi), 337